Carta aos Pais

Núcleo Bandeirante-DF, 07 de julho de 2020

Senhores Pais/Responsáveis,

Encaminhamos a todos, para o devido conhecimento e subsídio ao trabalho da Instituição, o DECRETO N° 40.939, de 2 de julho de 2020, conforme arquivo anexo(…), permitindo o retorno das aulas presenciais das instituições de ensino, no dia 27 de julho de 2020.

O Colégio Origem – Núcleo Bandeirante-DF, pede a atenção de todos ao compromisso assumido, na CARTA ABERTA de 24 de abril de 2020 – Instrumento teórico – metodológico para adequar as normas legais, diante das medidas emergenciais de saúde pública, atualmente em vigor, que visa combater o contágio e a propagação da COVID-19.

Considerando o momento atual, causado pela pandemia e as recomendações das Autoridades Sanitárias da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal – SPDF, bem como a decretação de Calamidade Pública no desenvolvimento da Pandemia no Distrito Federal, não nos permite prever como e quando o retorno das aulas presenciais será possível.

Diante das medidas emergenciais de saúde pública, de importância internacional, da COVID-19, da recomendação da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal – SPDF, da Portaria n°572 CNE, que estabelece Protocolo de Biossegurança, das orientações das Autoridades Sanitárias, bem como em respostas às questões apresentadas no requerimento da comunidade de pais, de 6 de julho de 2020, em que se manifesta o interesse em participar da construção de decisões em conjunto – família/escola, para melhor solução, o Colégio Origem está dedicado a incidir nas decisões contidas no “DECRETO N° 40.939… ficam liberadas as atividades educacionais presenciais nas escolas…” de forma a não voltar às aulas presenciais em situação de insegurança sanitária e estarmos à disposição para pensar em ações conjuntas e coletivas na definição de como e quando será o momento do Retorno às Aulas Presenciais, obviamente observando os protocolos sanitários. .

Lembramos a todos que na Reorganização do Calendário Escolar, já está previsto o seguinte:

a) Início do Ano Letivo: 27/01

b) Aulas Presenciais até: 11/03

c) Aulas Não Presenciais de 23/03 a 09/07 (virtuais)

d) Férias Escolares: 10/07 a 02/08

e) Retorno das Aulas (Presenciais ou Virtuais): 05/08

Observa-se que a cada 10 dias há uma mudança no quadro da doença.

Em virtude disso, encaminharemos no dia 24 de julho um questionário para sabermos a posição dos Senhores Pais.

Atenciosamente,

A Direção